Acessibilidade / Reportar erro

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO ATRELADAS A PROJETOS DE EXTENSÃO: PREMISSAS AO TRIPÉ ACADÊMICO

MASTER’S DEGREE DISSERTATIONS LINKED TO EXTENSION PROJECTS: ASSUMPTIONS FOR THE ACADEMIC TRIPOD

TESIS DE MAESTRÍA ATRAILLADAS A LOS PROYECTOS DE EXTENSIÓN: PREMISAS AL TRÍPODE ACADÉMICO

RESUMO:

O objetivo deste artigo é apresentar uma investigação sobre o envolvimento de estudantes de pós-graduação em Educação Física, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em projetos de extensão na construção de suas dissertações de mestrado. A metodologia empregada foi a da pesquisa aplicada, a qual possui um caráter descritivo, com análise qualitativa dos dados. Participaram deste estudo sete mestres em Educação Física, com idade de 28 ± 7,07 anos. Utilizou-se um questionário on-line, o qual continha os dados de caracterização dos participantes e dez perguntas abertas. Os dados foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo. Como resultado, identificou-se um engajamento dos investigados em projetos de extensão que vinha sendo realizado desde a graduação, e isso os motivou a dar continuidade nesse ato também durante a pós-graduação. Além disso, os mestres investigados identificaram diversos benefícios em atrelar a dissertação à extensão. Com isso, acredita-se na potencialidade de pesquisas relacionadas à extensão e no incentivo a esses tipos de pesquisa, pois eles poderiam proporcionar uma retroalimentação, garantindo intervenções qualificadas à comunidade.

Palavras-chave:
extensão universitária; pós-graduação; dissertação; Educação Física

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br