Acessibilidade / Reportar erro

CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE SOBRE POESIA E SEU ENSINO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE

CONOCIMIENTO PROFESIONAL DOCENTE SOBRE POESÍA Y SU ENSEÑANZA: UN ESTUDIO CON PROFESORES DE LOS PRIMEROS AÑOS DE ESCOLARIDAD

CONNAISSANCES PÉDAGOGIQUES PROFESSIONNELLES SUR LA POÉSIE ET SON ENSEIGNEMENT: UNE ÉTUDE AVEC LES ENSEIGNANTS DÈS LES PREMIÈRES ANNÉES DE SCOLARITÉ

RESUMO:

O estudo apresentado foca-se no conhecimento profissional docente sobre o ensino da poesia nos primeiros anos de escolaridade. Trata-se de um estudo que incide sobre representações dos participantes de uma ação de formação contínua sobre ensino da poesia, para professores dos primeiros anos de escolaridade (1.º ao 4.º ano) no Sistema Educativo Português. O estudo visa caracterizar o conhecimento profissional docente na área do ensino da poesia através da análise de conteúdo das respostas dos professores a dois inquéritos por questionário, aplicados no início e no final da ação de formação, pretendendo responder às seguintes questões: o que pensam os professores sobre a poesia e o seu ensino e que necessidades de formação evidencia o seu discurso neste domínio? Os resultados do estudo mostram a importância da caracterização do conhecimento profissional docente para a conceção de propostas de formação para a promoção da mudança nas práticas educativas centradas sobre a poesia.

Palavras-chave:
conhecimento profissional docente; ensino da poesia; pensamento profissional; professores dos primeiros anos de escolaridade; representações

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br