Acessibilidade / Reportar erro

EDUCAÇÃO E AGENCIAMENTOS EM PERIFERIAS URBANAS: A PRODUÇÃO DE ALTERNATIVAS LABORAIS ENTRE JOVENS1 1 O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

EDUCACIÓN Y AGENCIA EN PERIFERIAS URBANAS: LA PRODUCCIÓN DE ALTERNATIVAS LABORALES ENTRE JÓVENES

RESUMO:

O artigo parte das condições de trabalho de jovens na atualidade para discutir tomadas de posição na produção de alternativas laborais associadas à condição juvenil contemporânea, destacadamente à fruição de práticas culturais em contextos de periferia urbana. As informações consideradas resultaram da incursão a diferentes localidades socialmente vulnerabilizadas da cidade de Porto Alegre, entre 2013 e 2016, quando realizamos entrevistas narrativas e nos detivemos à observação de práticas produzidas por moradores dos bairros visitados. As contribuições de Danilo Martuccelli são os principais referentes para as análises empreendidas sobre a ‘prova social’ do trabalho e suportes relacionados. Observamos a produção de capital cultural entre pares, o que tem suportado a conquista de ocupações em espaços sociais articulados à “forma escolar”. Assim, programas de integralização da educação, inicialmente experienciados como suportes, são convertidos em campo de ação mediante agenciamentos operados pelos jovens.

Palavras-chave:
Juventudes; Educação; Trabalho; Práticas culturais; Periferias urbanas

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br