Acessibilidade / Reportar erro

A SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: SENTIDOS PRODUZIDOS NAS NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

THE SOCIOLOGY IN HIGHER EDUCATION: MEANING PRODUCED IN NARRATIVES OF DENTISTRY STUDENTS AT THE STATE UNIVERSITY OF MARINGÁ

SOCIOLOGÍA EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: SENTIDOS PRODUCIDOS EN LAS NARRATIVAS DE ESTUDIANTES DE ODONTOLOGÍA DE LA UNIVERSIDAD ESTATAL DE MARINGÁ

RESUMO:

Este artigo integra o rol dos estudos sobre o ensino de Sociologia na Educação Superior. Tem como objetivo apreender os sentidos e a importância que os alunos da graduação em Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) atribuem à disciplina de Sociologia na sua formação profissional e relacioná-los com os discursos legais e formais do curso e com as competências da sociologia para a Educação Superior. É uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os resultados do estudo evidenciam que a importância que os estudantes atribuem à sociologia está em consonância com as competências da disciplina e com as questões legais e formais do curso de graduação em Odontologia. Contudo, não se trata de uma reprodução de discursos, mas de sujeitos que falam de sua experiência concreta com a disciplina, de modo que os conteúdos sociológicos passam a produzir sentido para as suas vidas e para o exercício da profissão.

Palavras-chave:
Educação Superior; Ensino de Sociologia; Curso de Odontologia

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br