RESUMO:
pesquisa objetivou analisar os impactos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no Ensino Fundamental em decorrência da autorregulação do comportamento de professores. Realizou-se um estudo de caso comparativo entre duas escolas de uma Rede Municipal de Educação no Norte do Estado do Rio de Janeiro que estão, respectivamente, entre os maiores e menores resultados no IDEB em 2015. Trata-se de um estudo qualitativo realizado com docentes, orientadores pedagógicos e diretores. Os resultados das entrevistas e observações foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e adotou-se a perspectiva teórica da Autorregulação. Constatou-se que a falta de clareza sobre os objetivos da avaliação do MEC comprometeu o planejamento de ações e a reflexão sobre os resultados. O êxito no IDEB aumentou a motivação para a manutenção de bons resultados, o que não ocorreu na escola que não alcançou a meta projetada pelo MEC. Além disso, ficou evidenciado que, frente à iminência da Prova Brasil, as regulações externas influenciam os professores para a preparação dos alunos.
Palavras-chave:
IDEB; Autorregulação; Atuação docente