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METODOLOGIAS ATIVAS COMO SIGNIFICADO TRANSCENDENTAL DE CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO MÉDICA

METODOLOGÍAS ACTIVAS COMO SIGNIFICADO TRANSCENDENTAL DE CURRÍCULOS DE FORMACIÓN MÉDICA

RESUMO:

O objetivo deste trabalho é mostrar como um currículo é significado pelas teorias pós-críticas e, a partir desse modo específico de interpretação, buscar problematizar os discursos que se sobressaem no currículo oficial médico de uma Instituição de Ensino Superior pública, que está baseado no uso das Metodologias Ativas. Para o alcance desse objetivo, fundamentamos nosso referencial nos estudos pós-críticos sobre currículo e analisamos documentos que o orientam. O exercício de problematização foi realizado mediante o emprego da análise de discurso de inspiração foucaultiana. O resultado alcançado foi a possibilidade de se enxergar o currículo analisado para além de um instrumento envolvido em um processo de ‘revelação’ de metodologias e de sujeitos considerados ideais. Significamos o(a) médico(a) como efeito da disputa entre diferentes discursos presentes nesse currículo e mostramos como esse(a) profissional é posicionado(a). Concluímos este trabalho explicitando pontos-chave de estudos sobre currículo na perspectiva pós-crítica, visando subsidiar futuras investigações.

Palavras-chave:
Currículo; Metodologias Ativas; Educação Médica

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