RESUMO:
Trata-se de uma investigação do tipo transversal descritiva, realizada no segundo semestre de 2016, cujo objetivo foi investigar as estratégias metodológicas usadas no ensino em enfermagem para facilitar a aprendizagem, na perspectiva de discentes de quatro universidades do noroeste do Rio Grande do Sul. Segundo os discentes, as técnicas que mais facilitam a aprendizagem são as aulas práticas em estágio e em laboratório. As aulas expositivas centradas no professor e com o uso de projetores são as mais cansativas. Os discentes estão aderindo cada vez mais às tecnologias e demonstram interesse por aulas que as utilizam; porém, segundo os depoimentos, os docentes ainda pouco adotam metodologias ativas utilizando tecnologias de informação e comunicação. Portanto, pode-se inferir que, além da necessidade de os docentes encontrarem uma maneira de se adaptar às tecnologias e metodologias ativas, devem ainda conhecer o perfil dos seus alunos, a fim de que possam planejar, com eles, as técnicas e métodos inovadores e criativos para desenvolver suas aulas.
Palavras-chave:
ensino de enfermagem; estudantes; metodologia; ensino