Acessibilidade / Reportar erro

UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES DOCENTES EM UMA ESCOLA DE 1º CICLO EM PORTUGAL

A STUDY ABOUT THE TEACHING ACTIONS IN A SCHOOL OF 1ST CYCLE IN PORTUGAL

RESUMO:

Este artigo apresenta resultados de um estudo realizado a respeito da ação docente de dois professores em uma escola de 1º ciclo em Portugal. Os fundamentos metodológicos que conduzem a coleta e a organização dos dados baseiam-se nos procedimentos indicados pela Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011). As aulas dos professores foram analisadas utilizando-se de uma forma de organização dos dados provenientes de dois instrumentos analíticos distintos: a Matriz do Professor, de Arruda e Passos (2017), e o Quadro intitulado “os objetivos e motivos da ação”, de Tardif e Lessard (2008). Foi possível identificar as categorias de ação docente realizadas pelos professores e a frequência dessas categorias de ação. Por meio de uma nova maneira de organizar os dados foi possível concluir que o ambiente de sala de aula e o estilo pedagógico de cada professor podem ser fatores decisivos para as ações desempenhadas em classe.

Palavras-chave:
Ação docente; Ensino de Ciências e Matemática; Relação com o Saber; Matriz do Professor

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br