SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue72Twenty years later: the Brazilian democracy viewed from São Paulo’s peripheryIs it possible a deliberative politics in labor? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Lua Nova: Revista de Cultura e Política

Print version ISSN 0102-6445

Abstract

MENDONCA, Ricardo Fabrino. Movimentos sociais como acontecimentos: linguagem e espaço público. Lua Nova [online]. 2007, n.72, pp. 115-142. ISSN 0102-6445.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-64452007000300005.

De cunho conceitual, o presente artigo busca refletir sobre os processos de constituição e atuação de movimentos sociais com base na noção de acontecimento. A idéia é analisar a potência desestabilizadora que pode ser desencadeada por tais agências coletivas, que instauram práticas participativas fundamentais à democracia. Inicia-se essa discussão com uma sucinta apresentação do conceito de acontecimento, orientando-nos principalmente pelas idéias de Louis Quéré. Em seguida, busca-se estabelecer algumas relações entre tal conceito e os movimentos sociais, ressaltando a relevância das noções arendtianas de ação e refundação. Procura-se, então, evidenciar o caráter de acontecimento dos desdobramentos públicos das lutas de um movimento, com base na noção de esfera pública. Discorre-se, por fim, sobre o freqüente processo de engessamento dessa agência coletiva na burocratização de uma entidade que se quer unificada.

Keywords : Acontecimento; Movimentos sociais; Esfera pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese