SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue78Mudanças da inserção brasileira na américa latinaQue fez São Tomás de Aquino diante de Karl Marx author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Lua Nova: Revista de Cultura e Política

Print version ISSN 0102-6445

Abstract

MEDEIROS, Marcelo de Almeida  and  SARAIVA, Miriam Gomes. Os atores subnacionais no Mercosul: o caso das Papeleras. Lua Nova [online]. 2009, n.78, pp. 77-108. ISSN 0102-6445.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-64452009000300007.

A constante e progressiva participação de governos subnacionais na esfera internacional chama atenção para uma nova dimensão das relações internacionais. As razões para esta implicação de governos subnacionais no cenário externo são vinculadas tanto às mudanças que ocorreram na esfera internacional, às reformas no interior dos Estados, quanto às modificações que têm lugar no comportamento dos governos subnacionais. A proposta deste artigo é analisar o conflito, resultante da construção de usinas Papeleras, de uma conjunção entre o governo nacional argentino, o governo provincial de Entre Ríos e setores da sociedade civil de Gualeguaychú contra o governo uruguaio. O caso das papeleras revela-se um objeto de pesquisa que reflete os desafios enfrentados pelo Estado-nação na contemporaneidade. Esses desafios perpassam: (i) a questão da governance, a saber, uma forma ótima de gerenciar problemas socioeconômicos aliando mecanismos políticos de legitimidade e dispositivos econômicos eficientes; (ii) o tema da emergência paulatina de níveis concorrentes de gerenciamento da coisa pública em nível global, os agentes infraestatais despontando como vetor de legitimidade da ação cidadã; (iii) o tópico relativo à ecologia e a seu regime internacional ativo balizando a tendência de reformulação da concepção do conceito de soberania, tanto no seu flanco interno, quanto no externo.

Keywords : Papeleras; Paradiplomacia; Argentina; Uruguai; Mercosul.

        · text in Portuguese     · pdf in Portuguese