SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número84"As if it was a council-man election": participatory dynamics and party disputes in the city of São PauloParticipatory budgeting and new local political dynamics índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Lua Nova: Revista de Cultura e Política

versión impresa ISSN 0102-6445

Resumen

ROMAO, Wagner de Melo. Conselheiros do Orçamento Participativo nas franjas da sociedade política. Lua Nova [online]. 2011, n.84, pp. 219-244. ISSN 0102-6445.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-64452011000300008.

Este artigo sugere a necessidade da mudança de enfoque dos estudos sobre as novas instâncias de participação na gestão de políticas públicas, surgidas na redemocratização brasileira. Afastando-se da literatura que preconiza o papel da sociedade civil nessas instâncias, são revistos os estudos sobre o Orçamento Participativo (OP) que indicam como tais experiências são marcadas pelas dinâmicas da sociedade política. O argumento é reforçado pela apresentação de pesquisa realizada junto a conselheiros do OP de Osasco-SP, pela qual se percebe uma atuação permeada pelos processos políticos próprios da democracia representativa. A maioria dos conselheiros compõe as franjas da sociedade política, situam-se em ascensão a ela, buscando melhor posicionamento no campo político local, no âmbito das disputas internas aos partidos e ao governo municipal. Apontam-se, então, os limites do potencial democratizante do OP, pois a ampliação da participação nas decisões sobre o orçamento se daria apenas para dentro da própria sociedade política.

Palabras llave : Orçamento Participativo; sociedade política; sociedade civil; participação; governo local.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués