SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número84Conselheiros do Orçamento Participativo nas franjas da sociedade políticaMicroterritorialidade e controle societal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Lua Nova: Revista de Cultura e Política

versão impressa ISSN 0102-6445

Resumo

SOUZA, Luciana Andressa Martins de. Orçamento Participativo e as novas dinâmicas políticas locais. Lua Nova [online]. 2011, n.84, pp. 245-285. ISSN 0102-6445.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-64452011000300009.

O presente estudo argumenta que os desdobramentos das relações de conflito entre o Orçamento Participativo (OP) e o Executivo, o Legislativo e os partidos no âmbito do governo municipal, explicam em parte as variações do alcance dessa experiência participativa. Para isso, compara três experiências de OP desenvolvidas no interior do estado de São Paulo - Matão, Rio Claro e São Carlos - que se assemelham em vários aspectos, mas se distinguem por variações em suas trajetórias (contínua, descontínua e interrompida) nas últimas três gestões municipais. Em suma, conclui que os padrões das relações de conflito e cooperação entre os atores políticos locais estudados contribuem para os diferentes graus de abrangência do OP, bem como para o aparecimento de novos desenhos de políticas locais.

Palavras-chave : Orçamento Participativo; Partido dos Trabalhadores; instituições políticas municipais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português