Acessibilidade / Reportar erro

"NOSSO IRMÃO MAIS VELHO": FLORESTAN FERNANDES, LEITOR DE MARIÁTEGUI* * Agradeço às funcionárias e estagiárias da biblioteca de Florestan Fernandes, em particular a Livia de Lima Reis, como também a Vera Lucia Coscia, cuja ajuda foi fundamental para decifrar letras/frases anotadas por Florestan, nem sempre legíveis.

"OUR OLDER BROTHER": FLORESTAN FERNANDES, A READER OF MARIÁTEGUI

Resumo

Florestan Fernandes é um dos pioneiros na divulgação da obra de José Carlos Mariátegui no Brasil. O objetivo central deste artigo é analisar e interpretar algumas manifestações do encontro entre Florestan e Mariátegui. Em primeiro lugar, levantaremos algumas das principais ocorrências da obra do pensador peruano nos textos, entrevistas e intervenções públicas do sociólogo brasileiro. Em segundo lugar, disponibilizaremos o resultado de uma pesquisa no arquivo Fundo Florestan Fernandes, que lança luz sobre o trabalho materializado ao longo das leituras feitas por Florestan: são inúmeros grifos, anotações, questionamentos inscritos nos livros do pensador peruano que o sociólogo tinha disponíveis em sua biblioteca particular. Assim, procuraremos reforçar a ideia de que muitos dos problemas levantados pelo Amauta no Peru na década de 1920 e, por extensão, na América Latina, suscitaram realmente o interesse daquele que é considerado o maior sociólogo brasileiro.

Palavras-chave:
Florestan Fernandes; José Carlos Mariátegui; América Latina; Marxismo

CEDEC Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC, Rua Riachuelo, 217 - conjunto 42 - 4°. Andar - Sé, 01007-000 São Paulo, SP - Brasil, Telefones: (55 11) 3871.2966 - Ramal 22 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: luanova@cedec.org.br