SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue102FROM HISTORY OF POLITICAL THOUGHT TO HISTORICAL POLITICAL THEORY: VARIATIONS OF QUENTIN SKINNER’S HERMENEUTICS OF CONFLICTPOLITICAL THEORY AND SOCIAL RESEARCH author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Lua Nova: Revista de Cultura e Política

Print version ISSN 0102-6445On-line version ISSN 1807-0175

Abstract

BIROLI, Flávia. TEORIAS FEMINISTAS DA POLÍTICA, EMPIRIA E NORMATIVIDADE. Lua Nova [online]. 2017, n.102, pp.173-210. ISSN 0102-6445.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-173210/102.

O artigo procura investigar o que fazemos quando produzimos teoria política hoje a partir das teorias feministas da política, situando-as relativamente aos desenvolvimentos da ciência política na segunda metade do século XX. Analisa as conexões entre o empírico e o normativo em teorias que colocam em xeque o descolamento entre o conhecimento produzido, a posição de quem produz conhecimento e os valores predominantes em dado contexto social. A partir de um conjunto heterogêneo de abordagens, afirma que as teorias políticas são teorias de gênero mesmo quando não tratam dessa temática, discutindo as fronteiras entre o que é e o que não é considerado politicamente relevante no debate teórico.

Keywords : Teoria Política Feminista; Gênero; Ciência Política; Empírico; Normativo; Neutralidade Científica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )