SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número109DA FORMAÇÃO CULTURAL À MOBILIZAÇÃO SOCIAL: ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E MOBILIZAÇÃO AO LONGO DE TRÊS GERAÇÕES NAS PERIFERIAS DE SÃO PAULOAS POLÍTICAS DE ABATE SOCIAL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Lua Nova: Revista de Cultura e Política

versão impressa ISSN 0102-6445versão On-line ISSN 1807-0175

Resumo

TAMAKI, Eduardo Ryo  e  FUKS, Mario. POPULISMO NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2018: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DE CAMPANHA DE BOLSONARO. Lua Nova [online]. 2020, n.109, pp.103-127.  Epub 05-Jun-2020. ISSN 1807-0175.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-103127/109.

Por meio de uma análise dos discursos de Bolsonaro durante sua campanha oficial, nosso objetivo é identificar a presença e intensidade de traços populistas em seus discursos. Os resultados sugerem que o discurso de Bolsonaro apresenta, em comparação com seus antecessores, níveis mais altos de populismo. Como referencial teórico, usamos a abordagem ideacional do populismo. As falas foram analisadas por meio do método de análise textual conhecido como “classificação holística” e os dados coletados e analisados pelo Team Populism. Os resultados revelaram que, apesar de apresentar um discurso antielite, polarizador e baseado em uma visão de mundo maniqueísta, o populismo, no discurso de Bolsonaro, tem presença moderada. Na sua retórica, traços populistas disputam o espaço com elementos fortemente patrióticos.

Palavras-chave : Abordagem Ideacional do Populismo; Populismo; Bolsonaro.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )