Acessibilidade / Reportar erro

PESQUISA SOCIAL EM EDUCAÇÃO E O SUCESSO EDUCACIONAL NO BRASIL1 1 Texto elaborado a partir da transcrição da gravação da fala na mesa redonda “Tendências das Pesquisas em Educação”, no I Seminário Ciências Sociais e Educação, organizado na UERJ, em 23 e 24 de maio de 2019, pelo GPCSE: Grupo de Pesquisas em Ciências Sociais e Educação.

SOCIAL RESEARCH IN EDUCATION AND EDUCATIONAL SUCCESS IN BRAZIL

Resumo

Analisam-se pesquisas recentes no campo das Ciências Sociais e Educação no Brasil e descrevem-se tendências da pesquisa socioeducacional para debater seus pontos nodais. Observa-se que há relevante pesquisa relativa à educação, mas escassa produção robusta sobre os principais desafios dos sistemas educacionais. Há frágil produção capaz de inferências acerca dos principais desafios da escolarização. De outro lado, pesquisas sobre sucesso educacional em contextos desfavoráveis têm revelado um cenário promissor de superação de alguns dos principais desafios à educação nacional. Estão relacionados ao sucesso a baixa segregação; o comprometimento das famílias; as altas expectativas de educadores e familiares acerca das trajetórias das crianças; a liderança pedagógica relacionada ao empreendedorismo e à inovação educacional; o foco institucional na aprendizagem, acompanhada pela não retenção.

Palavras-chave:
Educação Básica; Escola Pública; Sucesso Educacional

CEDEC Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC, Rua Riachuelo, 217 - conjunto 42 - 4°. Andar - Sé, 01007-000 São Paulo, SP - Brasil, Telefones: (55 11) 3871.2966 - Ramal 22 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: luanova@cedec.org.br