SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Tratamento do cisto de colédocoTumor sólido-cístico pseudopapilar do pâncreas multicêntrico submetido à gastroduodenopancreatectomia total: relato de caso e revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)

versão impressa ISSN 0102-6720

Resumo

PARREIRA, José Marcos et al. Hérnia de Spiegel bilateral: relato de caso e revisão de literatura. ABCD, arq. bras. cir. dig. [online]. 2007, vol.20, n.3, pp. 208-211. ISSN 0102-6720.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-67202007000300015.

RACIONAL: As hérnias spigelianas são raros defeitos da parede abdominal. Apresentam quadro clínico pouco esclarecedor e com risco real de estrangulamento. RELATO DO CASO:  Mulher de 55 anos, apresentava-se com massa endurecida e irredutível em fossa ilíaca esquerda além de aumento localizado da parede abdominal à direita e uma volumosa hérnia umbilical. A tomografia computadorizada de abdome mostrou duas hérnias spigelianas direita e esquerda, com conteúdo encarcerado. O tratamento foi herniorrafia seguida de colocação de tela. CONCLUSÃO: As hérnias de Spiegel caracterizam-se por serem raras e com diagnóstico muitas vezes de exclusão. Necessitam de tratamento cirúrgico pelo importante risco de estrangulamento do seu conteúdo.

Palavras-chave : Hérnia umbilical; Parede abdominal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português