SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Intractable nausea and vomiting following Roux-en-Y gastric bypass controlled with mirtazapine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)

Print version ISSN 0102-6720

Abstract

ORSO, Ivan R B et al. Fístula vésico-apendicular em adenocarcinoma mucinoso do apêndice. ABCD, arq. bras. cir. dig. [online]. 2008, vol.21, n.1, pp. 44-46. ISSN 0102-6720.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-67202008000100010.

INTRODUÇÃO: Apresenta-se raro caso de fístula vésico-apendicular secundária a adenocarcinoma mucinoso do apêndice. RELATO DE CASO: Paciente masculino de 62 anos com história de um ano de infecções urinárias de repetição. Após dois meses desenvolveu pneumatúria e fecalúria, sendo indicada tomografia computadorizada de abdômen que mostrou massa trans-mural na parede da bexiga, com fistula vésico-entérica para região do íleo terminal. A laparotomia revelou tumoração surgindo do apêndice cecal, em continuidade com a parede posterior da bexiga. A mesma foi aberta, sendo identificada grande fistula e material tumoral até próximo ao trígono vesical. A biópsia de congelação identificou adenocarcinoma mucinoso. Realizada hemicolectomia associada à cistectomia parcial em bloco, com preservação do trígono vesical. Houve extravasamento de mucina para a cavidade pélvica pela manipulação. Optado por lavagem peritoneal com solução de mitomicina a 42º C para prevenir disseminação peritoneal. O paciente evoluiu com íleo prolongado pós-operatório, tendo alta hospitalar no15º dia. Cinco meses após o procedimento encontrava-se em quimioterapia com 5-fluouracil e leucovorin, sem sinais de doença recidivante. CONCLUSÃO: A presença de fístula vésico-apendicecal é extremamente rara, tendo poucos casos relatados na literatura. O conhecimento dos diferentes tipos de neoplasias e seus tratamentos adequados permite ao cirurgião oferecer melhor cuidado ao paciente.

Keywords : Câncer do apêndice; Fístula urinária; Quimioterapia adjuvante; Hipertermia terapêutica.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English