SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Fulminant hepatic failure: etiology, management and indications for liver transplantationIncidental finding of agenesis of the left hepatic lobe in a patient with acute cholecystitis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)

Print version ISSN 0102-6720

Abstract

ROCHA, Marcelo Eustáquio; RODRIGUES, Gilberto Pedro; BORGES, Samir Almeida  and  SANTIAGO, Fernando Gusmão. Melanoma metastático do estômago. ABCD, arq. bras. cir. dig. [online]. 2008, vol.21, n.4, pp. 205-207. ISSN 0102-6720.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-67202008000400010.

INTRODUCTION: O melanoma metastático do estômago é entidade relativamente rara e de diagnóstico incomum em vida. A cirurgia é o tratamento de escolha, pois alivia os sintomas em mais de 90% dos casos e aumenta a sobrevida a longo prazo. OBJETIVO: Relatar um caso de melanoma metastático do estômago, submetida à ressecção curativa e que evoluiu sem sinais de doença residual. RELATO DO CASO: Mulher de 50 anos apresentou mancha escura em leito ungueal de dedo polegar de mão direita há dois anos, evoluindo com ulceração e sangramento. A biópsia diagnosticou neoplasia melanocítica ungueal compatíveis com melanoma lentiginoso e confirmado pela imunohistoquímica que apresentou células pigmentadas HMB-45 positivas. Após um ano e meio a paciente evoluiu com metástase de melanoma em coxa esquerda e extensa lesão escavada em pequena curvatura gástrica, cuja biopsia foi compatível com melanoma metastático do estômago. Hemograma com discreta anemia (Hb: 11,1 e Ht: 33%) e LDH: 333 U/L. A paciente foi submetida à gastrectomia total com reconstrução em Y de Roux. Houve boa evolução e no 6º dia de pós-operatório teve alta hospitalar. Atualmente, no 12º mês de seguimento, a paciente permanece sem queixas, com alívio completo dos sintomas e com todos os exames de controle normais. CONCLUSÃO: O tratamento cirúrgico deve ser sempre considerado no melanoma metastático do trato gastrointestinal, pois o procedimento possui baixa morbidade e mortalidade, além de proporcionar alívio dos sintomas com melhora da qualidade de vida e aumento da sobrevida a longo prazo.

Keywords : Trato gastrointestinal; Melanoma; Cirurgia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English