SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1New aspects of the neo-adjuvant therapy in esophageal squamous cell carcinoma: a review of medical literatureMonoclonal therapy in metastatic colorectal cancer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)

Print version ISSN 0102-6720

Abstract

RASSAM, Eric; PINHEIRO, Thiago Cerizza; STEFAN, Luciana Francine Bocchi  and  MODENA, Sérgio Ferreira. Complicações tromboembólicas no paciente cirúrgico e sua profilaxia. ABCD, arq. bras. cir. dig. [online]. 2009, vol.22, n.1, pp. 41-44. ISSN 0102-6720.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-67202009000100009.

INTRODUÇÃO: Complicações tromboembólicas tornam-se mais frequentes à medida que a população envelhece, pois o idoso apresenta com maior frequência fatores de risco como a imobilidade, procedimentos cirúrgicos, insuficiência venosa crônica, insuficiência cardíaca congestiva, neoplasias e outras doenças. O tromboembolismo venoso, causa de óbito hospitalar evitável mais comum no pós-operatório, engloba duas complicações principais: trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar. Os fatores ligados à etiologia e patogenia do trombo compõem a Tríade de Rudolf Virchow que inclui lesão vascular endotelial, hipercoagulabilidade e estase venosa. Este artigo de revisão tem como objetivo evidenciar a importância de se conhecer as complicações tromboembólicas no paciente cirúrgico a fim de evitá-las. MÉTODOS: Foram selecionados os artigos com informações mais atualizadas sobre o assunto no Medline/PubMed, os quais mostraram que a tromboprofilaxia constitui a estratégia mais eficaz para reduzir morbidade e mortalidade por tromboembolismo venoso em pacientes cirúrgicos. A incidência de trombose venosa profunda proximal sem profilaxia encontra-se em torno de 25% a 32% e, com profilaxia, de 10% a 18%. CONCLUSÃO: Conhecer riscos de trombose venosa profunda pode aumentar a atenção em relação aos problemas de tromboembolismo pulmonar em pacientes hospitalizados e formar as bases de estratégias de profilaxia.

Keywords : Tromboembolia; Complicações cirúrgicas; Profilaxia; Cirurgia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese