SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Nutritional risk in the preoperative period author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)

Print version ISSN 0102-6720

Abstract

KOTZE, Paulo Gustavo et al. Análise de custos entre a raquianestesia e a anestesia venosa com propofol associada ao bloqueio perianal local em operações anorretais. ABCD, arq. bras. cir. dig. [online]. 2009, vol.22, n.3, pp.137-142. ISSN 0102-6720.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-67202009000300001.

RACIONAL: Atualmente cerca de 90% das operações anorretais podem ser realizadas em regime ambulatorial. A técnica anestésica é fator fundamental na busca de menor tempo de internamento e redução de custos nestes procedimentos. Não há consenso na literatura sobre qual o melhor tipo de anestesia para essas operações. OBJETIVO: Comparar os custos da técnica de raquianestesia com bupivacaína 0,5% isobárica com a técnica de anestesia venosa com propofol associada ao bloqueio perianal local com lidocaína a 2% e bupivacaína 0,5% (anestesia combinada) em pacientes submetidos a operações anorretais. MÉTODOS: Foram analisados dados de 99 pacientes submetidos à operações anorretais, divididos em dois grupos: grupo I (raquianestesia), composto por 50 pacientes e grupo II (anestesia combinada), composto por 49 pacientes. Foram estudados os procedimentos cirúrgicos, tempo de procedimento anestésico-cirúrgico, tempo de internamento e custos globais de cada paciente. RESULTADOS: Não houve diferença estatística significativa entre os grupos estudados em relação ao tipo de procedimento cirúrgico, sexo, idade e complicações. O tempo médio do procedimento anestésico-cirúrgico, no grupo I foi de 53,1 minutos e de 44,08 minutos no grupo II (P=0,034). O tempo médio de internamento foi de 19,68 horas no grupo I e de 7,08 horas no grupo II (P<0,0001). O custo global médio no grupo I foi de R$ 296,49 e de R$ 280,27 no grupo II (P=0,73). CONCLUSÕES: As operações anorretais realizadas com anestesia combinada apresentaram custo semelhante às realizadas com raquianestesia. Houve menor tempo de procedimento anestésico-cirúrgico e menor tempo de internamento nos pacientes operados com anestesia combinada.

Keywords : Anestesia; Cirurgia Colorretal; Canal Anal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License