SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Adenocarcinoma da vesícula biliar: avaliação dos fatores prognósticos em 100 casos ressecados no BrasilPreparo mecânico dos cólons é uma rotina necessária? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)

versão impressa ISSN 0102-6720

Resumo

AQUINO, José Luis Braga de et al. Esofagocardioplastia no tratamento cirúrgico do megaesôfago não avançado recidivado. ABCD, arq. bras. cir. dig. [online]. 2012, vol.25, n.1, pp. 20-24. ISSN 0102-6720.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-67202012000100005.

RACIONAL: Sempre foi muito controversa a escolha de uma operação ideal para portadores de megaesôfago não avançado com recidiva após tratamento prévio. As várias técnicas existentes e os diferentes graus da doença são os maiores fatores para essa dificuldade. OBJETIVO: Avaliar os resultados precoces e tardios da esofagocardioplastia à Serra-Dória em pacientes que apresentaram recidiva dos sintomas de megaesôfago não avançado após terem sido previamente submetidos à cardiomiotomia. MÉTODO: Foram estudados 32 pacientes. A idade variou de 32 a 63 anos. Dezenove apresentavam disfagia moderada e 13 leve, sendo que 14 tinham algum grau de regurgitação. Esses indivíduos foram submetidos à esofagocardioplastia à Serra-Dória e foram avaliadas as complicações sistêmicas e locais ocorridas no pós-operatório. RESULTADOS: Após o procedimento, puderam ser acompanhados 27 pacientes, sendo que 22 passaram a apresentar deglutição normal, cinco disfagia leve e três permaneceram com alguma regurgitação. Nenhum paciente morreu. Três tiveram pneumonia precoce e em um cocorreu fístula anastomótica. CONCLUSÕES: A esofagocardioplastia à Serra-Dória é procedimento adequado para o tratamento cirúrgico do megaesôfago recidivado não avançado.

Palavras-chave : Acalásia esofágica; Cirurgia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês