SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Qual é a importância clínica e nutricional da síndrome de realimentação? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)

versão impressa ISSN 0102-6720

Resumo

PETROIANU, Andy. Distribuição da autoria em trabalhos científicos. ABCD, arq. bras. cir. dig. [online]. 2012, vol.25, n.1, pp. 60-64. ISSN 0102-6720.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-67202012000100014.

INTRODUÇÃO: Publicar tornou-se quase obrigatório em Medicina. Não há dúvida quanto à importância de publicar a pesquisa, porém a ordenação de seus autores não é tarefa fácil. A falta de critérios internacionalmente aceitos levou ao estabelecimento de diversas convenções particularizadas a grupos ou setores médicos e científicos. OBJETIVO: Apresentar método numérico para estabelecer regra de valor para as pessoas que realizaram a pesquisa, e serem ou não incorporadas como autores. MÉTODO: A proposta baseia-se em pontuar as necessidades de cada etapa ao se realizar um trabalho científico. Elas foram divididas em tópicos, nos quais os principais foram: 1) critérios relativos à autoria científica; 2) criar a ideia que originou o trabalho e elaborar hipóteses; 3) estruturar o método de trabalho; 4) orientar o trabalho; 5) escrever o manuscrito; 6) coordenar o grupo que realizou o trabalho; 7) rever a literatura; 8) apresentar sugestões incorporadas ao trabalho; 9) resolver problemas fundamentais do trabalho; 10) coletar dados; 11) apresentação do trabalho em eventos científicos; 12) chefiar o local do trabalho e conseguir verbas; 13) fornecer pacientes ou material; 14) trabalhar na rotina da função; 15) participar mediante pagamento específico; 16) critérios para ordenar os autores; 17) autor honorário; 18) usurpar a autoria principal; 19) agradecimentos. CONCLUSÕES: É importante reforçar que, para prevenir conflitos maiores, o grupo que se dispõe a realizar um trabalho científico deve estabelecer no início, da forma mais objetiva possível, os critérios que serão adotados para distribuição da autoria. Esses critérios evitam interferências subjetivas e previnem conflitos de interesse.

Palavras-chave : Pesquisa; Autoria; Autoria e co-autoria na publicação científica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês