SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Quality of life of in patients submitted to anterior abdominal wall laparoscopic hernioplastyBariatric surgery reverses metabolic risk in patients treated in outpatient level índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)

versión impresa ISSN 0102-6720

Resumen

PINHEIRO, Rodrigo Nascimento et al. Videoapendicectomia por incisão única com material de videolaparoscopia convencional. ABCD, arq. bras. cir. dig. [online]. 2014, vol.27, n.1, pp.34-37. ISSN 0102-6720.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-67202014000100009.

Racional

: Apendicite aguda é a emergência cirúrgica mais comum na prática diária, sendo em muitos centros, abordada por laparoscopia. Esforços têm sido voltados para o desenvolvimento de técnicas minimamente invasivas, reduzindo o trauma tecidual e melhorando os resultados cosméticos, dentre essas, a "single incision laparoscopic surgery" (SILS).

Objetivo

: Apresentar técnica minimamente invasiva para apendicectomia com incisão única e com instrumentos convencionais.

Método

: Onze pacientes foram atendidos em serviço de emergência devido à dor abdominal em fossa ilíaca direita sugestiva de apendicite. Procedeu-se a investigação diagnóstica, incluindo exames físico, laboratoriais e de imagem (tomografia computadorizada com contraste venoso ou ecografia de abdome total), cujos resultados foram compatíveis com apendicite aguda. Assim, após consentimento, esses pacientes foram submetidos à apendicectomia por SILS, sob anestesia geral, com dois trocárteres de 10 mm e um de 5 mm, com uso de pinças laparoscópicas convencionais e ótica de 10 mm e 30 º. A base e o pedículo do apêndice foram ligados com clipes de titânio LT 400, sem intercorrências. Critérios de inclusão foram pacientes com apendicite aguda mas sem peritonite generalizada com índice de massa corpórea menor que 35 e ausência de comorbidades graves e ou sepse.

Resultados

: Foram operados sete homens e quatro mulheres com idade média de 25,7 anos com esta técnica. A duração média do procedimento foi de 37,2 min. Em relação aos achados cirúrgicos, três pacientes apresentavam apendicite em fase 1, quatro em fase 2 e quatro em fase 3. Todos evoluíram bem, sem complicações cirúrgicas e não houve necessidade de conversão da operação para técnica aberta ou mesmo para laparoscopia convencional.

Conclusão

: Apendicectomia por "single Incision Laparoscopic Surgery" é técnica viável e promissora, podendo ser realizada com instrumentos da laparoscopia convencionais.

Palabras clave : Laparoscopia; Apendicectomia; Apendicite; Cirurgia Laparoscópica.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )