SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Single-incision videolaparoscopic appendectomy with conventional videolaparoscopy equipmentFrequência fundamental, tempo máximo de fonação e queixas vocais em mulheres com obesidade mórbida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)

versión impresa ISSN 0102-6720

Resumen

SILVA-NETO, Epifânio Feitosa da et al. Cirurgia bariátrica reverte risco metabólico em pacientes assistidos em nível ambulatorial. ABCD, arq. bras. cir. dig. [online]. 2014, vol.27, n.1, pp.38-42. ISSN 0102-6720.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-67202014000100010.

Racional

: Diante dos resultados insatisfatórios do tratamento convencional da obesidade na perda ponderal e na sua sustentabilidade em longo prazo, a cirurgia bariátrica vem sendo apontada como terapêutica eficaz, determinando perda ponderal sustentável em longo prazo, reversão de componentes do risco cardiometabólico e melhora da qualidade e expectativa de vida.

Objetivo

: Acompanhar a evolução clínica dos componentes do risco cardiometabólico em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica.

Métodos

: A amostra constituiu-se de 47 pacientes de 18 a 60 anos de idade, 72% do sexo feminino. A evolução clínica das comorbidades diabete melito, dislipidemia e hipertensão arterial, foi quantificada, procedendo-se ao cálculo de escores relativos à Avaliação das Comorbidades Relacionadas à Obesidade.

Resultados

: Houve redução significativa do escore médio de todas as comorbidades relacionadas à obesidade, desde a admissão até os 12 meses seguintes. Independente do momento de assistência nutricional, o contingente de pacientes que as tiveram revertidas superou aqueles apenas melhoradas.

Conclusão

: O estudo revelou que a Avaliação das Comorbidades Relacionadas à Obesidade é sistema efetivo para quantificar o grau de redução da gravidade do risco cardiometabólico em resposta à cirurgia bariátrica.

Palabras clave : Cirurgia bariátrica; Risco cardiometabólico; Diabete melito; Hipertensão; Dislipidemia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )