SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Hypoxia among patients on the liver-transplant waiting listSurgical treatment of hemorrhoids: a critical appraisal of the current options índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)

versión impresa ISSN 0102-6720

Resumen

ASSIRATI, Frederico Salvador et al. Diagnóstico da doença do refluxo gastroesofágico com endoscopia de alta definição e "narrow band imaging". ABCD, arq. bras. cir. dig. [online]. 2014, vol.27, n.1, pp.59-65. ISSN 0102-6720.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-67202014000100015.

Introdução:

A doença do refluxo gastroesofágico é condição altamente prevalente no mundo ocidental, porém, em menos da metade dos pacientes há alguma alteração endoscópica, indicando que a endoscopia convencional não é o procedimento ideal para o diagnóstico da doença do refluxo gastroesofágico. A endoscopia com aparelhos de alta definição associado ao dispositivo "narrow band imaging" tem demonstrado aplicação na diferenciação de lesões benignas das malignas e a possibilidade de direcionar as biópsias, permitindo diagnóstico e tratamento especialmente nos casos de câncer precoce.

Método:

Esta revisão descreve os princípios ópticos e sua influência na obtenção de imagens de vasos na mucosa, através da "narrow band imaging". Foram utilizados os descritores para pesquisa no PubMed e as publicações analisadas em diversos aspectos com destaque para o "narrow band imaging", seus fundamentos, aplicações e limitações.

Conclusão:

O significado do "narrow band imaging" no diagnóstico endoscópico da doença do refluxo gastroesofágico será definido por estudos em larga escala, com categorias diferentes de pacientes, incluindo avaliação de sintomas e resposta ao tratamento.

Palabras clave : Doença do refluxo gastroesofágico; Esôfago de Barrett; Narrow band imaging; Endoscopia de alta definição.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )