SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Surgical treatment of hemorrhoids: a critical appraisal of the current optionsVideo-assisted anal fistula treatment: technical considerations and preliminary results of the first brazilian experience índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)

versión impresa ISSN 0102-6720

Resumen

LACERDA, Croider Franco; BERTULUCCI, Paulo Anderson  y  OLIVEIRA, Antônio Talvane Torres de. Passo a passo da anastomose esofagojejunal intra-corpórea após gastrectomia total para o tratamento do câncer gástrico por laparoscopia: padronização técnica da "ogiva reversa". ABCD, arq. bras. cir. dig. [online]. 2014, vol.27, n.1, pp.71-76. ISSN 0102-6720.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-67202014000100017.

Racional:

A gastrectomia laparoscópica é relativamente recente em função da dificuldade técnica relacionada à linfadenectomia e reconstrução. Até o momento, não se tem uma técnica ou dispositivo para realizar a anastomose esofagojejunal por laparoscopia que seja segura, de baixo custo e rápida execução.

Objetivo

: Apresentar técnica proposta pelos autores com seus detalhes técnicos de reconstrução com "ogiva reversa".

Método

: Após gastrectomia total completamente intra-corpórea, a reconstrução inicia-se com o preparo do esôfago intra-abdominal, com secção transversal de 50%, próximo a transição esofagogástrica. O dispositivo é preparado usando as sondas de Levine (nº.14 e 10), com 3 cm de comprimento, ligado à ogiva do grampeador circular (nº. 25) e um fio agulhado (2-0 ou 3-0) de 10 cm, ligado ao final do dispositivo que é introduzido no sentido inverso ao esôfago; ele é amputado e o fio puxado em seguida, posicionando a ogiva no esôfago distal. O jejuno a 20-30 cm do ângulo duodenojejunal é seccionado, introduzindo-se o grampeador no jejuno e conectando-o à ogiva, previamente posicionada no esôfago. Grampeador linear (azul de 60 mm) é utilizado para fechar a abertura do "cajado" do jejuno.

Conclusão:

A técnica de "ogiva reversa" utilizada pelos autores, facilitou a reconstrução do trânsito digestivo, contribuindo para diminuir as dificuldades técnicas na sua reconstrução após gastrectomia total.

Palabras clave : Reconstrução por laparoscopia; Anastomose esofagojejunal; Ogiva reversa; Gastrectomia; Cancer gástrico.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )