SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 suppl.1Endoscopic plasma argon coagulation in treatment of weight regain after bariatric surgery: what does the patient think about this?Roux-en-Y gastric bypass: limb length and weight loss author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)

Print version ISSN 0102-6720

Abstract

TAKEUTI, Tharsus Dias et al. Efeito do óleo de palma e da glutamina nos níveis séricos de GLP-1, PYY e da glicemia em portadores de diabete melito tipo 2 submetidos à cirurgia metabólica. ABCD, arq. bras. cir. dig. [online]. 2014, vol.27, suppl.1, pp.51-55. ISSN 0102-6720.  https://doi.org/10.1590/s0102-6720201400s100013.

RACIONAL:

A administração de óleo de palma auxilia na manutenção do peso e aumenta níveis de incretinas circulantes. A glutamina aumenta a concentração de incretinas em indivíduos diabéticos. Assim, eles podem influenciar no tratamento da síndrome metabólica.

OBJETIVO:

Analisar os efeitos da ingestão de óleo de palma e glutamina na glicemia e incretinas em pacientes diabéticos que foram submetidos à operação de exclusão duodenojejunal com interposição ileal sem gastrectomia.

MÉTODOS:

Participaram 11 pacientes, portadores de diabete melito tipo 2, que foram operados com exclusão duodenojejunal com interposição ileal sem gastrectomia. Foram convocados para comparecer ao laboratório em jejum de oito a 12 horas e submetidos ao procedimento de coleta de sangue após os estímulos de óleo de palma e glutamina via oral em dias distintos. Para as dosagens hormonais foram utilizados kits de ELISA.

RESULTADOS:

A glicemia apresentou queda significativa entre o jejum e duas horas após o estímulo de óleo de palma (p=0,018). Com a glutamina, o GLP-1 apresentou aumento entre o jejum e uma hora (p=0,32); o PYY apresentou aumento entre o jejum e uma hora após o estímulo (p=0,06); a glicemia apresentou queda significativa após duas horas da administração do estímulo (p=0,03).

CONCLUSÃO:

O óleo de palma e a glutamina podem influenciar os peptídeos intestinais e na glicemia

Keywords : Diabetes mellitus; Óleo de palmeira; Glutamina.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )