SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Prognostic factors of surgically-treated patients with cancer of the right colon: a ten years' experience of a single universitary institutionInfluence of surgical technique in the peritoneal carcinomatosis surgical wound implant: experimental model in mice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)

Print version ISSN 0102-6720

Abstract

LEANDRO-MERHI, Vania Aparecida; SREBERNICH, Silvana Mariana; GONCALVES, Gisele Mara Silva  and  AQUINO, José Luiz Braga de. Perda de peso hospitalar, dieta prescrita e aceitação de alimentos. ABCD, arq. bras. cir. dig. [online]. 2015, vol.28, n.1, pp.8-12. ISSN 0102-6720.  http://dx.doi.org/10.1590/s0102-67202015000100003.

RACIONAL:

A perda de peso e a desnutrição podem ser desencadeadas por vários fatores, além de estar relacionada com o tipo de doença e com a terapia empregada.

OBJETIVO:

Investigar a ocorrência de perda de peso e fatores relacionados, durante a internação.

MÉTODO:

Estudo transversal com 456 pacientes hospitalizados, sendo estudadas as seguintes variáveis: sexo, idade, doença, evolução de peso, tipo e aceitação da dieta prescrita. Para comparar o peso entre os três primeiros dias de internação e para o estudo dos fatores que interferiram na alteração do peso, foi utilizada a Análise de Variância (ANOVA) para medidas repetidas. Para comparar a proporção de respostas na aceitação da dieta, foi utilizado o método das Equações de Estimação Generalizadas (EEG), com nível de significância de 5%.

RESULTADOS:

A dieta mais prescrita foi a geral (28.8%) e 45.5% dos pacientes perderam peso durante a internação. A aceitação da dieta hospitalar melhorou do 1º para o 3º dia de internação (p=0.0022), mas mesmo assim, a perda foi significativa (p<0.0001). Verificou-se que a idade e o tipo de dieta prescrita não influenciaram na perda de peso no período; mas, o tipo de doença e o sexo, apresentaram influência nos pacientes portadores de neoplasias (p=0.0052) e o sexo masculino (p=0.0002) apresentou mais perda de peso.

CONCLUSÃO:

A perda de peso no decorrer da internação foi relacionada apenas ao sexo e ao tipo de doença.

Keywords : Perda de peso; Dieta prescrita; Pacientes hospitalizados; Estado nutricional.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )