Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
Print version ISSN 0102-6720On-line version ISSN 2317-6326
Abstract
BARETTA, Giorgio Alfredo Pedroso; CAMBI, Maria Paula Carlini; RODRIGUES, Arieli Luz and MENDES, Silvana Aparecida. HIPERPARATIREOIDISMO SECUNDÁRIO APÓS CIRURGIA BARIÁTRICA: TRATAR COM CARBONATO OU CITRATO DE CÁLCIO?. ABCD, arq. bras. cir. dig. [online]. 2015, vol.28, suppl.1, pp.43-45. ISSN 2317-6326. https://doi.org/10.1590/S0102-6720201500S100013.
Racional :
A cirurgia bariátrica, especialmente a gastroplastia em Y-de-Roux, pode causar complicações nutricionais importantes que derivam da má absorção de nutrientes essenciais. O hiperparatireoidismo secundário é uma delas que cursa com o aumento do hormônio da paratireoide e consequente diminuição de cálcio e vitamina D, o que pode comprometer a saúde óssea.
Objetivo
: Comparar o tratamento do hiperparatireoidismo secundário com o uso de carbonato e citrato de cálcio.
Métodos
: Os pacientes foram selecionados a partir de seus exames bioquímicos alterados e o tratamento foi sugerido aleatoriamente com citrato ou carbonato de cálcio.
Resultados
: Após 60 dias de suplementação foram reavaliados os exames bioquímicos e percebeu-se melhora em ambos os grupos, tanto com citrato como com carbonato de cálcio.
Conclusão
: Recomenda-se o uso de suplementação de cálcio (citrato ou carbonato) e vitamina D após a operação para prevenção do hiperparatireoidismo secundário.
Keywords : Hiperparatireoidismo secundário; Cirurgia bariátrica; Deficiências nutricionais.