SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1CHANGING PARADIGMS IN PREOPERATIVE FASTING: RESULTS OF A JOINT EFFORT IN PEDIATRIC SURGERYQUALITY OF LIFE AFTER VERTICAL GASTRECTOMY EVALUATED BY THE BAROS QUESTIONNAIRE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)

Print version ISSN 0102-6720On-line version ISSN 2317-6326

Abstract

TRINDADE, Elisangela Mara; GEBARA, Telma Souza e Silva; CAMBI, Maria Paula Carlini  and  BARETTA, Giorgio Alfredo Pedroso. ASPECTOS NUTRICIONAIS E O USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES EM MULHERES SUBMETIDAS AO BYPASS GÁSTRICO. ABCD, arq. bras. cir. dig. [online]. 2017, vol.30, n.1, pp.11-13. ISSN 2317-6326.  https://doi.org/10.1590/0102-6720201700010004.

Racional:

A cirurgia bariátrica é considerada um dos procedimentos mais eficazes para tratamento da obesidade e objetiva a redução e manutenção da perda de peso em longo prazo, assim como, o controle das comorbidades associadas.

Objetivo:

Quantificar a ocorrência de alterações funcionais do trato gastrointestinal, sinais sugestivos de carências nutricionais e o uso de suplementos em um grupo de mulheres submetidas à cirurgia bariátrica.

Métodos:

A amostra foi constituída por mulheres com idades entre 20-65 anos submetidas ao bypass gástrico em Y-de-Roux com seguimento igual ou superior a 24 meses. Para análise qualitativa foi utilizado o Questionário de Frequência Alimentar.

Resultados:

No período pós-operatório a alopecia foi a mais relatada (79,3%), seguida de alteração na textura das unhas, ambas consideradas preditivos de carências nutricionais. As alterações do trato gastrointestinal foram descritas por 86,2%, e os episódios de dumping foram relatados em 65,5%. Na análise qualitativa foi observado consumo diário reduzido de fontes de proteínas animal e vegetal.

Conclusão:

Após a cirurgia bariátrica pode ocorrer flatulência, vômitos e síndrome de dumping como sintomas representativos mais frequentes das alterações funcionais digestivas. Alopecia e alterações ungueais são os sinais mais relevantes de carência nutricional. O uso de suplementos alimentares no pós-operatório é escasso e esporádico.

Keywords : Bypass gástrico; Carências Nutricionais; Suplementos nutricionais..

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )