SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2INFLUENCE OF SPLENIC IMPLANTS IN THE SUBCUTANEOUS TISSUE ON ASPLENIC ANIMALS SURVIVALTHE ROLE OF IMMUNOINFLAMMATORY MARKERS IN THE PROGNOSIS AND RESECTABILITY OF PANCREATIC ADENOCARCINOMA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)

Print version ISSN 0102-6720On-line version ISSN 2317-6326

Abstract

ASKARPOUR, Shahnam et al. TORACOTOMIA POSTEROLATERAL COM POUPANÇA MUSCULAR VERSUS TORACOTOMIA PADRÃO EM NEONATOS COM ATRESIA ESOFÁGICA. ABCD, arq. bras. cir. dig. [online]. 2018, vol.31, n.2, e1365.  Epub July 02, 2018. ISSN 0102-6720.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-672020180001e1365.

Racional :

A técnica de toracotomia poupadora de músculo (MST) ainda não foi estudada e avaliada em relação ao método tradicional de toracotomia em recém-nascidos.

Objetivo :

Comparar os resultados da MST e toracotomia posterolateral padrão (PLT) em recém-nascidos.

Métodos :

Ensaio randomizado, controlado, duplamente cego em 40 neonatos com atresia esofágica, comparando o tempo de início da incisão até ver a pleura, a duração da hospitalização na unidade de terapia intensiva neonatal, o tempo em ventilador, o tempo da volta da função do ombro, tempo de retorno do reflexo Moro e mortalidade entre as duas técnicas.

Resultados :

Os dados não mostraram diferenças entre os dois grupos em informações básicas (peso, altura, gênero, número de neonatos de prematuridade e cesariana). Os resultados sobre o tamanho da cicatriz no grupo MST foram significativamente menores do que no grupo PLT. Além disso, o tempo de retorno da função do ombro no grupo MST foi mais precoce do que no grupo PLT. Não houve diferenças significativas na duração desde o início da operação até a pleura ser vista, o tempo de hospitalização em unidade intensiva, o tempo que a criança necessitou de ventilador, retorno do reflexo Moro nos 1º e 3º meses após a operação, e as taxas de mortalidade entre os grupos.

Conclusão :

As vantagens de usar o procedimento MST sobre PLT em neonatos incluem a recuperação da função do ombro e também resultados cosméticos superiores.

Keywords : Esôfago; Tórax; Atresia esofágica; ..

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )