Acessibilidade / Reportar erro

TUMORES NEUROENDÓCRINOS RESSECÁVEIS DO PÂNCREAS: ABORDAGEM CIRÚRGICA

RESUMO

Introdução:

Os tumores neuroendócrinos pancreáticos (TNE-P) correspondem a cerca de 3% de todas as neoplasias no pâncreas e são de diagnóstico e manejo difíceis.

Objetivo:

Revisar o diagnóstico e tratamento desses tumores disponíveis na literatura científica atual.

Método:

Foi realizado levantamento bibliográfico por meio de pesquisa online de MeSH terms na base de dados do Pubmed. Ao todo foram analisados 104 artigos publicados nos últimos 15 anos, dos quais 23 foram selecionados como base para a redação deste artigo.

Resultados:

TNE-P é neoplasia pouco frequente com incidência estimada em 1: 100.000 habitantes/ano. Cerca de 30% produzem hormônios, ditos funcionantes, que se apresentam como doença sintomática e outros 70% podem se apresentar como doença silenciosa. Como recurso diagnóstico o uso de tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética apresentam níveis de sensibilidade parecidas. Sua associação à recursos da medicina nuclear são de grande valia para localização de tumores primários e estadiamento, destacando-se o uso da tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT) com Gálio-68. A decisão terapêutica deve ser baseada nas características tumorais, estadiamento e comorbidades associadas.

Conclusão:

A abordagem cirúrgica permanece como a terapia de escolha para pacientes com TNE-P ressecáveis. No entanto, a seleção de pacientes para tratamento cirúrgico deve seguir critérios baseados em funcionalidade do tumor, grau, estágio e associação com neoplasia múltipla tipo 1. De forma geral, tumores maiores de 2 cm têm indicação cirúrgica, excetuando-se os insulinomas, cuja proposta cirúrgica independe de seu tamanho.

DESCRITORES:
Tumores neuroendócrino; Neoplasias pancreática; Pâncrea

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com