SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número36A Bahia no Fundamental: Notas para uma Interpretação Do Discurso Ideológico Da BaianidadePor que rir da Filosofia Política?: Abertura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

SORA, Gustavo. A construção sociológica de uma posição regionalista: Reflexões sobre a edição e recepção de Casa-grande & senzala de Gilberto Freyre. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 1998, vol.13, n.36, pp.-. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69091998000100008.

Este artigo analisa disputas e momentos de inflexão no processo de autonomização das ciências sociais e das estruturas de produção e circulação de mensagens escritas sobre o Brasil, a partir da análise da edição e recepção de Casa-grande & senzala, de Gilberto Freyre. Entre os sucessivos prefácios do livro, da 1ª à 14ª edições, e a consagração de autores como Florestan Fernandes, desenvolve-se uma prolongada e violenta batalha simbólica para universalizar as formas legítimas (estilos narrativos, projetos institucionais, fórmulas editoriais, invenção e representação de comunidades de leitores) para pensar o Brasil. Seguindo este percurso, o artigo mostra como as representações que pesam sobre Freyre e seu livro de estréia, como regionalista, derivam tanto das posições e concepções que Freyre foi assumindo em sua trajetória, quanto das posições que foram se impondo no campo intelectual a partir dos anos 40 em São Paulo, com o objetivo de consolidar a "Sociologia científica e nacional". Somando à interpretação dos discursos os princípios de sua dispersão, como a edição e a institucionalização dos saberes universitários, o artigo busca compreender como livro e autor chegaram a ser o que são hoje em dia à luz de mudanças nos mecanismos de seleção do panteão dos intérpretes do Brasil.

Palavras-chave : Gilberto Freyre; Florestan Fernandes; Processos de civilização; Regionalismo; Sociologia da produção intelectual.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons