SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número38O MOTIVO EDÊNICO NO IMAGINÁRIO SOCIAL BRASILEIROA Ética Protestante e a Ideologia do Atraso Brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909

Resumo

MENDES, Fábio Faria. A Economia Moral do Recrutamento Militar no Império Brasileiro. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 1998, vol.13, n.38 ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69091998000300005.

O artigo trata da dinâmica do recrutamento militar no Brasil imperial, especialmente no período anterior à Guerra do Paraguai. Argumenta-se que, no campo da prestação militar, o Estado imperial depende de formas indiretas de governança, especialmente de liturgias dos notáveis locais. As bases morais e materiais da administração honorária impõem uma série de indisponibilidades à ação governamental, promovendo a tradução local do recrutamento. A administração honorária e as ordens de privilégio circunscrevem os limites e as possibilidades do recrutamento no Império. O artigo descreve a operação local do recrutamento como um complexo jogo em que se combinam estratégias do poder central, dos notáveis locais e dos prováveis recrutas imersos em redes de proteção.

Palavras-chave : Recrutamento militar; Império brasileiro; Estado moderno; Administração honorária.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · pdf em Português