SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número39A possibilidade da política racionalO Instituto da Ordem dos Advogados Brasileiros e o Estado: a profissionalização no Brasil e os limites dos modelos centrados no mercado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909

Resumo

VITA, Álvaro de. Uma concepção liberal-igualitária de justiça distributiva. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 1999, vol.14, n.39, pp. 41-59. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69091999000100003.

O artigo examina a concepção de justiça distributiva proposta por John Rawls em Uma teoria da justiça, enfocando sobretudo o componente mais controverso dessa concepção: o "princípio de diferença". Explicitam-se o alcance igualitário e as implicações redistributivas radicais - mais radicais do que o próprio Rawls parece disposto a admitir - do princípio de diferença. Admite-se que a realização de uma concepção como essa apresenta exigências motivacionais consideráveis, mas argumenta-se que esse é um problema muito distinto daquele que alguns críticos influentes de Rawls viram em sua teoria, a saber, o de que ela pressuporia uma concepção implausível de pessoa.

Palavras-chave : Justiça; Igualdade; Igualdade de oportunidades; Princípio de diferença; Liberalismo.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · pdf em Português