SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue40Towards an ethnographic theory of the distinction between nature and culture in the cosmology of the Juruna tribeRelatives or strangers? The effect of the relationship between the perpetrators and victims of rape on the processes of the criminal justice system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Sociais

Print version ISSN 0102-6909

Abstract

OLIVEIRA, Luciano. A "justiça de Cingapura" na"Casa de Tobias". Opinião dos alunos de Direito do Recife sobre a pena de açoite para pichadores. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 1999, vol.14, n.40, pp. 53-61. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69091999000200005.

O artigo está dividido em duas partes. Na primeira, apresentam-se dados de uma pesquisa de opinião feita junto aos alunos da Faculdade de Direito do Recife sobre a pena de açoite para pichadores, a partir de um evento ocorrido em 1994: a pichação do próprio prédio da Faculdade. Nessa ocasião, encontrou-se um percentual de 21,5% de alunos favoráveis ao açoite. Repetida nos anos seguintes, a pesquisa registrou seguidamente uma queda no percentual de adesão ao açoite, à medida que o tempo passava. Na segunda parte do artigo, faz-se uma reflexão sobre a relação entre proximidade de eventos violentos e a adesão a soluções que constituem violações dos direitos humanos, e sobre a ressurgência de uma forma de punição - os castigos físicos - que parecia já não ter nenhuma legitimidade nas pólis moderna.

Keywords : Tortura; Castigos físicos; Direitos humanos; Violência.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese