SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue43Sociology and labor: mutation, encounters and disencounters author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ciências Sociais

Print version ISSN 0102-6909On-line version ISSN 1806-9053

Abstract

SOARES, Gláucio Ary Dillon. Em busca da racionalidade perdida: alguns determinantes do voto no Distrito Federal. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2000, vol.15, n.43, pp.05-23. ISSN 1806-9053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092000000200001.

Várias pesquisas de survey, particularmente as realizadas durante o regime militar, demonstraram que as avaliações de diferentes políticas públicas tinham baixas correlações entre si; algumas demonstraram que essas correlações eram ainda mais baixas entre analfabetos e pessoas com apenas o primeiro grau; finalmente, demonstraram que a correlação entre essas avaliações, por um lado, e as intenções de voto e preferências partidárias, por outro, eram, em sua grande maioria, estatisticamente não significativas. Dados de um survey pré-eleitoral com amostragem domiciliar estratificada e mais de cinco mil entrevistas realizadas em 1998 no Distrito Federal mostram resultados que contrariam os anteriores: as avaliações formam conglomerados, ainda que com diferenciação entre as áreas avaliadas; não há diferenças entre os níveis educacionais no que concerne às correlações entre as avaliações; as avaliações correlacionam-se intimamente com a intenção de voto para governador. As diferenças entre esses resultados e os anteriores podem ser atribuídas a mudanças ocorridas na população, a peculiaridades do Distrito Federal, à especificidade de uma eleição que contrapunha um governador e um ex-governador, à ênfase de um deles, durante a campanha, nas políticas públicas da sua administração, a características do regime militar ou a combinações entre quaisquer das explicações. Independentemente das razões apontadas, o fato é que a eleição para governador do Distrito Federal de 1998 demonstrou a existência de uma racionalidade eleitoral.

Keywords : Eleições; Políticas públicas; Escolha racional; Classes sociais; Regime militar; Democracia.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License