SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número46A estabilização heterodoxa no brasil: idéias e redes políticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909

Resumo

EDER, Klaus. A classe social tem importância no estudo dos movimentos sociais? Uma teoria do radicalismo da classe médiaA classe social tem importância no estudo dos movimentos sociais? Uma teoria do radicalismo da classe média. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2001, vol.16, n.46, pp. 5-27. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092001000200001.

O artigo trata da questão da relação constitutiva entre classe social e movimento social. Em vez de ver um movimento social como o resultado de uma classe social, argumenta-se que uma classe social é constituída também pelas ações coletivas que chamamos de movimento social. Isso implica que a classe social não pode ser tratada como uma variável independente que reivindica um status objetivo como tal. Essa é considerada uma forma de reificação da noção de classe. Contra ela, argumenta-se que a classe é o produto de uma ação coletiva de pessoas e que pode, portanto, ser analisada em relação a sua composição social, a suas redes sociais organizadoras e a suas estruturações culturais. Esse quadro de referência de análise de classe é então aplicado à classe média, à qual essa abordagem se mostra particularmente adequada. Em vez de repetir velhas afirmações de uma classe média não-homogênea, reduzindo uma classe de pessoas a uma massa de pessoas, mostra-se como essa classe se constitui em ação e mobilização contínuas como uma classe social com limites, redes e orientações culturais claros. Nesse sentido, a classe tem importância, e a análise de classe é ainda uma ferramenta central para entender fenômenos macrossociológicos.

Palavras-chave : Classes sociais; Movimentos sociais; Nova classe média; Pós-modernidade.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · pdf em Português