SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número46Revisitando o messianismo no Brasil e profetizando seu futuroJudeus no Brasil: explorando os dados censitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909

Resumo

SILVA, Sidney Jard da. Companheiros servidores: o avanço do sindicalismo do setor público na CUT. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2001, vol.16, n.46, pp. 130-146. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092001000200007.

Desde sua fundação, em 1983, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) tem apresentado uma crescente participação de trabalhadores do setor público em suas instâncias deliberativas e organismos dirigentes. O artigo investiga como e por quais meios os servidores públicos influenciam as decisões políticas da Central. O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, o peso relativo dos trabalhadores do setor público na CUT é apresentado por meio da análise da participação desses trabalhadores nos congressos nacionais da Central e na composição das direções estaduais e nacional da entidade, e da sua participação no sindicalismo cutista em termos de número de sindicalizados e sócios quites. Na segunda parte, analisando o episódio da negociação da reforma da Previdência, procura-se demonstrar que, não obstante seu peso quantitativo, os sindicatos do setor público não dominam o processo de tomada de decisão política na Central.

Palavras-chave : CUT; Corporativismo; Setor público; Sindicalismo; Reforma da Previdência.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · pdf em Português