Servicios Personalizados
Articulo
Indicadores
Links relacionados
Bookmark
Revista Brasileira de Ciências Sociais
versión impresa ISSN 0102-6909
Resumen
PRANDI, Reginaldo. O candomblé e o tempo: concepções de tempo, saber e autoridade da África para as religiões afro-brasileiras. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2001, vol.16, n.47, pp. 43-58. ISSN 0102-6909. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092001000300003.
Procura-se mostrar como concepções de tempo, aprendizagem e saber, próprias do candomblé, são constitutivas da cultura africana de povos que instituíram no Brasil a religião dos orixás. A idéia de vida e morte, nascimento e reencarnação, assim como o culto aos antepassados e aos orixás, tal como concebidos em solo africano, reproduziram-se no Brasil em conformidade com aquelas concepções. Com a transformação do candomblé em religião não mais restrita a afro-descendentes e sua propagação por todo o país, congregando agora adeptos inseridos num mundo de trabalho e de aprendizado controlado pelo tempo capitalista, as concepções ocidentais vão minando os conceitos africanos de tempo e, especialmente, de saber, alterando-se princípios iniciáticos e de constituição da autoridade, da hierarquia e do poder religioso nos terreiros, com mudanças profundas na religião.
Palabras llave : Tempo e religião; Tempo e hierarquia religiosa; Tempo e iniciação; Tempo nas religiões afro-brasileiras.












