SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue51The exercise of political citizenship from a historical perspective (Portugal and Brazil)Representification: the (im)possible relationship between documental cinema and knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Sociais

Print version ISSN 0102-6909

Abstract

KOWARICK, Lúcio. Sobre a vulnerabilidade socioeconômica e civil: Estados Unidos, França e Brasil. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2003, vol.18, n.51, pp. 61-86. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092003000100006.

O artigo analisa a evolução do debate acerca da vulnerabilidade socioeconômica nos Estados Unidos e na França, com comentários finais sobre a atualidade brasileira. No caso norte-americano, a discussão é abertamente política-ideológica ­ culpar ou não as vítimas por sua situação de marginalização e anomia ­ e centra-se em torno do conceito de underclass, o que leva alguns autores a responsabilizar os programas de bem-estar no fomento da ociosidade e desorganização familiar. No caso francês, ao contrário, seguindo a tradição republicana, os diagnósticos e as propostas enfatizam a necessidade de uma forte presença estatal, que deve fornecer os meios de (re) inserção dos grupos marginalizados. A polêmica se dá em torno dos conceitos de exclusão social e desafiliação. O ensaio não visa realizar um balanço crítico da literatura, mas, a partir de obras seminais, mostrar os parâmetros que essa problemática teórica e empírica adquire em função das especificidades de cada ambiente político nacional; daí as observações finais sobre a sociedade brasileira.

Keywords : Exclusão e vulnerabilidade social; Sesafiliação; underclass; (Sub)cidadania.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese