SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número52Empresariado e estratégias de desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

FOURNIER, Marcel. Para reescrever a biografia de Marcel Mauss.... Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2003, vol.18, n.52, pp.5-13. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092003000200001.

Existe um "mistério Mauss": a questão é entender como Mauss-o pequeno judeu de Épinal, Mauss-o professor universitário de filosofia que não passou pela École Normale, Mauss- o sobrinho sempre à sombra de seu tio Émile Durkheim, Mauss-o intelectual e o militante, tornou-se o "pai da antropologia moderna" contribuindo de maneira original ao desenvolvimento das ciências humanas. Após a publicação da primeira biografia de Marcel Mauss (Paris, Fayard), da edição de seus Escritos políticos (Écrits politiques, Paris, Fayard) e de sua correspondência com Durkheim (Paris, PUF), proponho uma reflexão sob dois aspectos: 1) a situação da biografia nas ciências sociais; e 2) as dificuldades em escrever uma biografia de Marcel Mauss (1872-1950). Essas dificuldades ­ inúmeras ­ são de ordem metodológica (coleta e interpretação de dados) e teórica (teoria da ação). A questão que o biógrafo levanta, no início de suas pesquisas, ­ "Fracasso ou êxito de uma vida?" ­ transforma-se, ao final do trabalho, na seguinte pergunta: "Fracasso ou êxito de uma biografia?".

Palavras-chave : Marcel Mauss; Biografia; Metodologia.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons