SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número56Condenados pelo desejo? Razões de estado na África do SulA etnologia (quase) esquecida de Bourdieu, ou o que fazer com heresias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

SOARES, Márcia Miranda  e  LOURENCO, Luiz Cláudio. A representação política dos estados na federação brasileira. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2004, vol.19, n.56, pp.113-127. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092004000300008.

Este artigo analisa a representação política no legislativo nacional brasileiro, dialogando com os autores que apontam a desproporcionalidade na representação da população dos estados como um dos problemas a ser equacionado na nossa democracia. A partir de considerações teóricas e dados empíricos procura-se demonstrar a singularidade da representação política em formas de Estado federativas; as imprecisões no diagnóstico das causas e das conseqüências da desigualdade na representação dos estados e o impacto da criação de novos estados sobre a representação política. As principais conclusões do trabalho levam à defesa, em nome da federação, de algum grau de desproporcionalidade na representação dos estados brasileiros na Câmara dos Deputados e ao diagnóstico de que a criação de estados pobres e pouco populosos é um fator relevante no aumento da desproporcionalidade, com impactos negativos não somente para a representação política, como também para as finanças públicas e as políticas sociais.

Palavras-chave : Federalismo; Democracia; Representação política; Novos estados; Desigualdades regionais; Legislativo brasileiro.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons