SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue58Commanding heights: for a political sociology of Brazilian federal banksThe brazilian leviathan and the argentinean sphinx: the institutional determinants of the tax policy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ciências Sociais

Print version ISSN 0102-6909On-line version ISSN 1806-9053

Abstract

GRUN, Roberto. Convergência das elites e inovações financeiras: a governança corporativa no Brasil. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2005, vol.20, n.58, pp.67-90. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092005000200004.

A governança corporativa tem sido vista cada vez mais como o conjunto de "ferramentas" que produzem a "financeirização" da economia e da sociedade. Analisando a sua difusão no Brasil, verificamos que o preço do seu espraiamento é uma espécie de "tropicalização" e reinterpretação do seu sentido, segundo as sensibilidades e os interesses dos diversos setores das elites brasileiras - da financeira à sindical - que concorrem para a sua instalação legal e organizacional. Dessa maneira, este artigo pretende mostrar algumas ambigüidades da "financeirização à brasileira" e também o papel da linguagem financeira na criação de um espaço para a convergência e o consenso parcial de nossas elites.

Keywords : Sociologia econômica; Sociologia das finanças; Financeirização; Governança corporativa; Convergência das elites.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License