SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue58Commanding heights: for a political sociology of Brazilian federal banksThe brazilian leviathan and the argentinean sphinx: the institutional determinants of the tax policy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Sociais

Print version ISSN 0102-6909

Abstract

GRUN, Roberto. Convergência das elites e inovações financeiras: a governança corporativa no Brasil. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2005, vol.20, n.58, pp. 67-90. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092005000200004.

A governança corporativa tem sido vista cada vez mais como o conjunto de "ferramentas" que produzem a "financeirização" da economia e da sociedade. Analisando a sua difusão no Brasil, verificamos que o preço do seu espraiamento é uma espécie de "tropicalização" e reinterpretação do seu sentido, segundo as sensibilidades e os interesses dos diversos setores das elites brasileiras - da financeira à sindical - que concorrem para a sua instalação legal e organizacional. Dessa maneira, este artigo pretende mostrar algumas ambigüidades da "financeirização à brasileira" e também o papel da linguagem financeira na criação de um espaço para a convergência e o consenso parcial de nossas elites.

Keywords : Sociologia econômica; Sociologia das finanças; Financeirização; Governança corporativa; Convergência das elites.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese