SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número58Commanding heights: para uma sociologia política dos bancos federais brasileirosO leviatã brasileiro e a esfinge argentina: os determinantes institucionais da política tributária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

GRUN, Roberto. Convergência das elites e inovações financeiras: a governança corporativa no Brasil. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2005, vol.20, n.58, pp.67-90. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092005000200004.

A governança corporativa tem sido vista cada vez mais como o conjunto de "ferramentas" que produzem a "financeirização" da economia e da sociedade. Analisando a sua difusão no Brasil, verificamos que o preço do seu espraiamento é uma espécie de "tropicalização" e reinterpretação do seu sentido, segundo as sensibilidades e os interesses dos diversos setores das elites brasileiras - da financeira à sindical - que concorrem para a sua instalação legal e organizacional. Dessa maneira, este artigo pretende mostrar algumas ambigüidades da "financeirização à brasileira" e também o papel da linguagem financeira na criação de um espaço para a convergência e o consenso parcial de nossas elites.

Palavras-chave : Sociologia econômica; Sociologia das finanças; Financeirização; Governança corporativa; Convergência das elites.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons