SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue58The brazilian leviathan and the argentinean sphinx: the institutional determinants of the tax policyInnovation and social sciences: in the search for new approaches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Sociais

Print version ISSN 0102-6909

Abstract

MORAIS, Jorge Ventura de  and  RATTON JR., José Luiz. Gilberto Freyre e a articulação dos níveis micro e macro na sociologia. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2005, vol.20, n.58, pp. 129-144. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092005000200006.

Este artigo aborda a obra de Gilberto Freyre a partir de um dos problemas centrais da teoria sociológica contemporânea: a articulação entre os níveis micro e macro. Dirigimos o foco da análise para a relação entre fenômenos macrossociais (formação da família, decadência do patriarcado rural, ascensão do bacharel e formação de uma cultura urbana nacional) e as biografias - nível micro - utilizadas com freqüência pelo autor (Félix Cavalcanti de Albuquerque, Padre Ibiapina, Joaquim Nabuco e Gonçalves Dias, entre outros). Procuramos avaliar se a passagem do nível macro para o nível micro, na obra do autor pernambucano, pode ser entendida a partir de categorias como redução, agregação e superveniência.

Keywords : Gilberto Freyre; Sociologia e biografia; Explicação; Redução e agregação; Articulação micro-macro.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese