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Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

MAGALHAES, Reginaldo Sales  e  ABRAMOVAY, Ricardo. A formação de um mercado de microfinanças no sertão da Bahia. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2007, vol.22, n.63, pp.107-119. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092007000100009.

Este artigo analisa as bases culturais e organizacionais subjacentes à formação de mercados financeiros formais em regiões de baixa-renda. A ação das Comunidades Eclesiais de Base e dos sindicatos de trabalhadores rurais, a partir dos anos de 1970, foi decisiva para promover um processo de mudança cultural e a formação de uma densa rede de organizações que possibilitaram ampliar o acesso dos agricultores ao mercado financeiro e a novos canais de comercialização. Procuramos reconstruir os processos históricos que levaram à formação das cooperativas, revelando-se como fatores fundamentais a influência do clima sobre os mercados, a racionalidade econômica do sertanejo e as estruturas sociais das novas organizações econômicas.

Palavras-chave : Mercados; Microfinanças; Microcrédito; Racionalidade; Sociologia econômica.

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