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A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turístico

Selling the favela: thoughts and polemics about a tourist destination

La favela que l'on voit et celle que l'on vend: réflexions et polémiques à propos d'une destination touristique

Neste artigo examino a elaboração da favela carioca como atração turística, focalizando o papel desempenhado por empresários, ONGs e agentes locais nesse processo. A metodologia envolveu entrevistas em profundidade com informantes qualificados de quatro localidades (Rocinha, Morro da Babilônia, Morro dos Prazeres e Morro da Providência) e observações de campo, que incluíram participação recorrente nos tours. Postulo que a invenção desse destino turístico deve ser entendida, de um lado, no contexto de expansão dos chamados reality tours e, de outro, como parte do fenômeno de circulação e consumo, em nível global, da favela como trademark. Encerro compartilhando algumas reflexões sobre a minha experiência de pesquisa diante de um objeto de estudo tão polêmico.

Turismo; Favela; Globalização; Rio de Janeiro; Pobreza


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