SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turísticoEntre a plutocracia e a legitimação da dominação financeira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

LIMA, Diana Nogueira de Oliveira. Ethos emergente: notas etnográficas sobre o "sucesso". Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2007, vol.22, n.65, pp.73-83. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092007000300007.

Na década de 1990, o mapa sociológico do Rio de Janeiro viu surgir, na mídia, um novo segmento social. A "nova sociedade emergente", uma rede de relações composta de sujeitos sociais cumpridores de recente, porém muito expressiva, ascensão social, foi tema constante de notícia impressa ao longo de seis anos. O termo "emergente", tomado de empréstimo do vocabulário econômico utilizado para falar das economias em ascensão, ainda que por vezes fosse empregado como estigma, premiava as pessoas "bem-sucedidas" com um especial sabor de vitória, pois tinha como apelo o fato de metaforizar os históricos anseios de uma brasilidade promissora. Com base em matérias de jornal e etnografia realizada a partir do convívio com integrantes dessa rede de relações, este artigo faz uma reflexão sobre o complexo imaginário referente às idéias de produtividade, competitividade e êxito econômico em vigor na sociedade brasileira contemporânea.

Palavras-chave : Dinheiro; Sucesso; Trabalho; Consumo; Mídia.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons